10 Conselhos para a pele com Dermatite Atópica

1 Medidas preventivas Identificar e evitar situações que despertam os surtos é essencial por forma a minimizar as consequências que o eczema provoca na vida diária

  2 Avisar os professores Os educadores deverão ter uma lista de substâncias e atividades que a criança deve evitar e ter conhecimento do prepósito da higiene e hidratantes utilizados pela criança.

  3 Roupa “Amiga da pele” Idealmente, escolha tecidos de algodão e utilize detergentes hipoalergénicos e sem fragância. Evite transpiração e utilização de roupas justas, grossas, (lã, tecidos sintéticos, etc...) e ásperas (etiquetas).  

4 Sensibilizar a criança Educar a criança sobre a prevenção e gestão do eczema utilizando rotinas simples: um duche rápido, duche frio após desporto, resistir à comichão, utilizar o hidratante diariamente, etc...

5 Não arranhar! Informe a criança porque é tão importante que não arranhe ou coce a pele e que tenha as unhas cortadas. A melhor forma de lidar com a “comichão” é acalmar a pele irritada com a aplicação de um hidratante suave indicado.

6 Cuidados durante todo o ano Ar condicionado, aquecimento e repentinas mudanças de temperatura poderá causar secura e danos na pele. Como tal, é importante seguir a rotina de higiene e hidratação durante todo o ano.  

7 Hidratação da pele Hidratantes e emolientes que não contenham substâncias irritantes na sua formulação ajudam a prevenir a secura cutânea. Tenha um sempre à mão em casa e na escola/cresce.  

8 Cuidado com a alimentação Certos alimentos poderão desencadear o aparecimento de eczema em 10% das crianças. Leite, ovos, chocolate, amendoins e aditivos de cor são alguns dos mais problemáticos.  

9 Banho&Cuidado da pele Um banho breve todos os dias de água morna e produtos especiais hipoalergénicos hidratantes é recomendado. Utilize uma toalha suave para secar, mas não esfregue contra a pele e aplique após um hidratante próprio!

10 Em busca dos melhores cuidados Até ao momento, não existe cura para a Dermatite Atópica, mas existem várias formas de aliviar e cuidar da pele para viver a vida em pleno. Consulte o seu médico ou farmacêutico e não tenha receio de colocar qualquer dúvida ou esclarecimento.  

Baseado na publicação: “Top tips to help you manage your child's eczema and avoid “flare-ups””by the Association for Families and Patients with Atopic Dermatites (ADEA) in colaboration with European experts: Dr. E. A. Holm (Denmark), Prof. Cambazard (France), Prof. Fölster-Holst (Germany), Prof. Szepietowski (Poland) and Dr. Torrelo (Spain).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *